top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Benefícios do suco de uva e vinho para saúde

Atualizado: 5 de jul. de 2021


Caroline Dani - PhD Biomédica e PhD em Biotecnologia
Caroline Dani - Biomédica e PhD em Biotecnologia

Sabe-se que os benefícios à saúde humana é um dos principais argumentos para o consumo dos derivados da uva. Estudo conduzido por um grupo italiano, publicado em 2016, demonstra a importância da informação nutricional e para saúde dos derivados da uva. Este trabalho contribuiu para o debate acadêmico e político sobre a inclusão de informações nutricionais e de saúde sobre rotulagem de vinhos, fornecendo alguns insights sobre o interesse do consumidor e preferências por essas informações em quatro países produtores e consumidores de vinho: Itália, França, Espanha e Estados Unidos da América.


Os resultados destacam o interesse expresso pelos consumidores europeus e norte-americanos por introduzir informações nutricionais e de saúde sobre rótulos de vinho. Destaca-se que 31% dos consumidores norte-americanos gostariam de ter mais informações nutricionais nos rótulos dos vinhos (ANNUNZIATA et al., 2016).


Suco de uva e vinho são importantes fontes de polifenóis


Vários estudos demonstraram que os derivados da uva apresentam benefícios à saúde humana devido, principalmente, a sua composição fenólica. Estando associado à neuroproteção e hepatoproteção em modelos animais (DANI et al., 2008, 2009). Há mais de 15 anos vários estudos vêm sendo publicados demonstram também os benefícios do suco de uva brasileiro (BUCHNER et al., 2014; DANI et al., 2009; GONÇALVES et al., 2018; RODRIGUES et al., 2013; SCHAFFER et al., 2019).


Os primeiros estudos demonstraram a composição fenólica de sucos de uva, brancos e tintos, orgânicos e convencionais. Nesta primeira etapa identificou-se que os sucos de uva são importantes fontes de polifenóis, havendo diferença entre os produtos brancos e tintos, sendo os tintos os mais ricos em polifenóis, entretanto havendo uma concentração importante dos flavonóiodes, uma classe de polifenóis, principalmente as catequinas nos sucos brancos. Ainda, observou-se que o suco de uva tinto possui resveratrol, achado que até aquele momento ainda era desconhecido, imaginava-se que este composto estivesse presente somente em vinhos (DANI et al., 2007)



Muitas das pesquisam mostram as vantagens do consumo regular e moderado de vinho e suco de uva
Muitas das pesquisam mostram as vantagens do consumo regular e moderado de vinho e suco de uva

Artigo recentemente publicado apresenta uma revisão importante dos principais estudos sobre a ingesta de sucos 100% e bebidas adoçadas (AUERBACH et al., 2018). Segundo os autores, o argumento em favor do suco de fruta 100% como bebida saudável centra-se no fato de que os americanos de todas as idades não atendem às suas necessidades diárias de frutas, sendo assim oferecer suco de frutas 100% seria uma excelente alternativa, pois fornece os nutrientes de forma mais fácil e acessível. Com relação ao benefício do consumo de sucos 100% em detrimento ao consumo das bebidas adoçadas, outro estudo, mas este conduzido na França também reforça o apresentado acima (BELLISLE et al., 2018).



Suco de uva integral (100%) é mais saudável


Neste estudo conduzido com aproximadamente 2.000 adultos franceses, sendo destes 44% consumidores de suco de fruta 100%. Neste estudo os autores reforçam que o consumo de suco 100% aumenta quanto maior o nível de educação, e diminui com a idade. Ainda, com relação aos benefícios ao ser humano, estudo conduzido por um grupo norte americano demonstrou que o consumo de suco de uva por 12 semanas não promoveu aumento de peso, da glicemia e da resistência insulina, diferente do consumo da bebida de uva (adoçado), reforçando mais uma vez o importante papel do suco 100%(DANI, 2019).

No contexto, fica evidente a necessidade por mais conhecimentos neste setor que apesar do tempo de implementação ainda é reconhecido como novo pela comunidade internacional. Nos últimos 20 anos, o IBRAVIN (antigo Instituto Brasileiro do Vinho) desenvolveu inúmeros trabalhos buscando aprimorar o setor, tornando-o cada dia mais competitivo a nível mundial, entretanto ainda há muito o que se desenvolver.

Vida a longa a UVA e seus derivados.



Autora:

Biomédica e PhD em Biotecnologia

bottom of page