sensory-cast-aula-1.jpeg

Resveratrol e a saúde

Atualizado: Mai 13


O resveratrol é uma das substâncias do vinho benéficas à saúde

O resveratrol é uma entre tantas substâncias benéficas à saúde que os vinhos nos proporcionam. Nós já sabemos que o vinho degustado com moderação faz muito bem, não só ao paladar, como também à saúde. Mas quais são as substâncias presentes na bebida? E será que estas mesmas substâncias podem ser encontradas em outros alimentos?



Vinho tinto


A bebida de Baco conta com diferentes polifenóis em sua composição, que são componentes naturais encontrados na casca e na semente das uvas. Entre estes componentes está o resveratrol, um polifenól que traz diversos benefícios à saúde quando consumido corretamente.

vinho tinto é o tipo de vinho que mais concentra resveratrol

O resveratrol é uma fitoalexina produzida por diversas plantas como o eucalipto, o amendoim, a amora e a uva. Fitoalexinas são substâncias que ajudam na defesa contra microrganismos. Nas uvas esta substância é sintetizada na casca em resposta a um ataque fúngico, ao dano mecânico ou pela irradiação de luz ultravioleta, ou seja, situações de estresse que levam a planta a se proteger. O vinho tinto é o tipo de vinho que mais concentra resveratrol na sua composição. Isso se deve ao fato de este conter mais polifenóis que o vinho branco, isto porque durante o processo de elaboração do vinho tinto, a casca da uva fica mais tempo em contato com o mosto, e álcool proveniente durante a fermentação acaba por exercer um efeito de extração deste componente da casca.


Muitos benefícios à saúde


Conhecido como um composto fenólico importante para saúde, atuando na prevenção de inúmeras doenças o resveratrol também beneficia na redução do risco de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais; formação de trombos plaquetários, que são responsáveis por formar coágulos que podem levar a processos isquêmicos. Atualmente muitos são os estudos com resveratrol, a grande maioria com animais ou culturas celulares, mais estudos clínicos, ou seja, que envolvam seres humanos são necessários, para que então podemos comprovar tantos benefícios já demonstrados em estudos pré-clínicos.

Dentre os resultados benéficos, destacamos proteção contras doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e vários efeitos deletérios proveniente do envelhecimento. Em virtude destes estudos com resveratrol, muitos desses resultados são extrapolados para o vinho, por ser um dos principais exemplares da nossa dieta com importante conteúdo de Resveratrol. Entretanto mais estudos são necessários para comprovarmos tantos benefícios. Destacamos que todos os benefícios citados acima surgem de um consumo moderado e regular da vinho. O indicado para consumo diário é uma taça para mulheres e duas para homens.

Texto revisado:

Dra. Caroline Dani

Biomédica e PhD em Biotecnologia

Acompanhe Nossa Agenda de Cursos e Novidades

©2020 por SENSORY BUSINESS

contato@sensorybusiness.com - Tel: (51)  99327-3465