top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Sommelier


Sommelier é um especialista em vinhos
Sommelier é um especialista em vinhos

Sabe aquele profissional que lhe oferece bebidas e fica com a carta de vinhos na mão nos restaurantes? Ele não é um simples garçom, é um sommelier, profissional especializado em bebidas e harmonizações. O sommelier possui o conhecimento sobre vinhos, cervejas e outros tipos de bebidas em restaurantes, bares e lojas do setor. Além disso, o especialista também é responsável por todos os assuntos relacionados, inclusive compra, recebimento e guarda dos vinhos nos estabelecimentos.



Origem do sommelier


Esta profissão surgiu antes do século XVII, na França, com a popularização dos restaurantes em Paris. O responsável por transportar os vinhos tinha a obrigação de provar seu conteúdo antes que fosse servido, para evitar tentativas de envenenamento durante o transporte e, com o passar do tempo, para garantir que o produto era de boa qualidade. São inúmeras as tarefas sob a responsabilidade deste profissional que, desde agosto de 2011, está com sua atividade regulamentada no Brasil. Entre suas funções principais estão a escolha, a compra, o recebimento, a guarda e a prova do vinho antes que este seja servido ao cliente. Além disso, cuida também da elaboração das cartas do fermentando de uva. Para ser considerado sommelier não basta apenas a paixão pelo fermentado, é preciso formação e estar sempre atualizado no que diz respeito ao mundo dos vinhos. E para isso, existem cursos profissionalizantes na área da gastronomia para a formar os profissionais.



Harmonização da bebida

O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos
O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos

As capacitações também têm como objetivo aprimorar os conhecimentos, tornando-os capazes de orientar na melhor opção da bebida, considerando a escolha do cardápio e o perfil do cliente. Além disso, são desenvolvidos conhecidos como normas de etiqueta à mesa e técnicas de atendimento. O sommelier é um apaixonado por vinhos, que alia o seu gosto ao conhecimento. Precisam gostar de atender ao público e ter em mente que é preciso seguir aprendendo sempre, seja viajando para países produtores ou frequentando cursos e degustações. O que diferencia o sommelier de outros profissionais é o ato de servir: saber o timing correto do serviço e se comunicar com o cliente.

bottom of page