top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Como guardar o vinho


A adega é uma ótima opção para guardar o vinho (Foto: reprodução/internet)
A adega é uma ótima opção para guardar o vinho (Foto: reprodução/internet)

Como guardar corretamente o seu vinho.


Saborear um vinho e sentir no paladar cada sensação que o fermentando proporciona, sem dúvida é um dos grandes prazeres da vida. No entanto, para desfrutar desta feliz experiência existe um cuidadoso caminho a se percorrer. Começando com a escolha acertada do rótulo, a safra ou a harmonização. Mas um cuidado que poucas vezes temos e de extrema importância é a forma como armazenamos as garrafas, antes do consumo. Até o melhor dos vinhos, quando é armazenado de forma inadequada, pode perder consideravelmente a sua qualidade e ser tornar algo muito próximo ao sabor do vinagre, ou com algumas outras características, como: vinho com gosto de rolha, Vinho descolorido e até cristais no vinho.


As vinícolas mantêm controle constante ao armazenar seus vinhos (Foto: reprodução/internet)
As vinícolas mantêm controle constante ao armazenar seus vinhos (Foto: reprodução/internet)

Para evitar estas desagradáveis surpresas ao abrir a bebida de Baco, consideramos alguns cuidados para guardar adequadamente a sua bebida, e assim, sempre que quiser, apreciar uma excelente experiência ao abrir sua garrafa, sem nenhuma preocupação de encontrar os imprevistos para o olfato ou paladar.

Portanto, atenção com alguns cuidados:



Iluminação


Os vinhos são sensíveis à luz, e a exposição contínua a iluminação natural ou artificial pode alterar significativamente o sabor e o aroma do vinho. Cuidado especial aos vinhos brancos, pois eles são ainda mais sensíveis que os tintos. Sendo assim, o seu vinho deve ser resguardo da iluminação direta, na ausência de uma adega, armazene em uma despensa ou em um armário fechado, dentro de uma caixa, ou envolvida com um pano. As adegas de vinho também são uma excelente opção para armazenar as garrafas.



Temperatura


A temperatura ideal para o vinho é de 12ºC, se esta temperatura baixar não vai prejudicar o vinho (apenas retarda o processo de envelhecimento do vinho). Porém o local onde se armazena o vinho jamais deve atingir a temperatura máxima de 24ºC, pois a esta temperatura o vinho começa a oxidar e acaba por estragar completamente. Além da temperatura ideal, o mais recomendado é guardá-lo em uma temperatura o mais constante possível, pois as flutuações interferem no diretamente envelhecimento do vinho (fazendo com que o vinho envelheça prematuramente), desta vez, os vinhos tintos são mais sensíveis que os vinhos brancos. Desta forma, recomenda-se guardar o vinho em um local que não sofra grandes flutuações de temperatura, e se elas existirem deve ser graduais não passando de 1.6ºC ao dia e 2.7ºC ao ano.

Nas adegas os vinhos são guardados na posição horizontal (Foto: reprodução/internet)
Nas adegas os vinhos são guardados na posição horizontal (Foto: reprodução/internet)



Posição da garrafa


Manter a garrafa armazenada horizontalmente é a posição mais adequada de guardar um vinho, pois assim as rolhas estarão em contato contínuo com o líquido, que as mantém úmidas e intactas, contribuindo favoravelmente para a inibição da entrada do oxigênio. O oxigênio em contato com o vinho provoca a deterioração da bebida, alterando consideravelmente a cor, o odor e o sabor do vinho. O que facilmente acontece com garrafas guardadas muito tempo na posição vertical.



Umidade


A umidade é outro fator que influência negativamente na qualidade do vinho. Provocado pelo mesmo contratempo do oxigênio entrar em contato com o vinho, pois com a umidade muito baixa as rolhas podem secar e favorecer a entrada do oxigênio, degradando completamente as características do fermentando de uva. A condição ideal para o armazenamento é em um local com umidade entre 65% e 75%.

bottom of page