top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Diferença entre enófilo, enólogo e sommelier

No mundo dos vinhos há diversas pessoas que trabalham e apreciam, estudam ou produzem a bebida de Baco. Entre os personagens mais conhecidos estão o enófilo, o enólogo e o sommelier. Mas quem são eles? E quais são as suas funções neste universo maravilhoso e encantador?

Entenda a diferença entre os personagens do mundo dos vinhos
Entenda a diferença entre os personagens do mundo dos vinhos

Explicando com mais detalhes e começando pelo enólogo. Ele é o “pai da criança”. Este profissional é responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas.


Também participa de todo o processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, atua como vendedor e assume a parte de marketing do produto. Este especialista normalmente é formando em Agronomia com especialização na área, pois existem poucas faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado em Enologia. A Universidade Federal do Pampa, em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, é uma delas. Oferece aos estudantes disciplinas de base, que incluem botânica, microbiologia e climatologia, e disciplinas práticas como vinificação, marketing de vinhos e análise sensorial.


Enólogo é o profissional de elaboração dos vinhos
Enólogo é o profissional de elaboração dos vinhos



Já o sommelier tem o conhecimento sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. Este especialista trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor, sendo normalmente responsável por tudo que envolva as bebidas, desde compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. A profissão surgiu antes do século XVII, na França. Era o responsável por transportar o fermentado e tinha a obrigação de provar o seu conteúdo antes que fosse servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função servia para garantir que o produto era de boa qualidade.


O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos
O sommelier é o responsável pela harmonização dos vinhos

No entanto, para ser considerado um sommelier é preciso mais do que paixão pelo néctar de Baco, é preciso formação e muito estudo. Este profissional precisa estar sempre se atualizando das novidades do mercado. Para isso, há cursos profissionalizantes na área da gastronomia.



Enófilo

E quem são os enófilos? Simples, somos todos nós que gostamos da bebida de Baco, que fazemos anotações sobre os vinhos que tomamos ou que frequentamos confrarias e encontros, mas que não temos responsabilidade alguma sobre sua elaboração. Para ser enófilo não é preciso curso profissionalizante, basta gostar e apreciar um bom vinho.

Enófilo é a pessoa que gosta de degustar vinhos mas não é profissional da área (Foto: Julia Shonfield)
Enófilo é a pessoa que gosta de degustar vinhos mas não é profissional da área (Foto: Julia Shonfield)

Em resumo, o enólogo é o responsável por toda a produção do vinho. O sommelier possui o conhecimento não só sobre as características do fermentado, mas também sua correta harmonização. Já o enófilo é toda aquela pessoa que apenas aprecia ou estuda sobre a nobre bebida.

bottom of page