top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Enólogo


Enólogo - Profissional de elaboração do vinho
Enólogo - Profissional de elaboração do vinho

Mais do que entender das qualidades dos vinhos, o enólogo é o profissional que estuda todos os aspectos relativos à bebida de Baco. É o grande responsável pela elaboração do vinho. Desde o plantio, a escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e até a venda, tudo isto faz parte da rotina deste especialista.



Formação em enologia


O enólogo é um profissional, normalmente, formado em Agronomia, com especialização na área, ou formado em uma faculdade de Enologia. No entanto, existe apenas uma universidade que oferece o bacharelado no Brasil, a Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do sul. Outras três instituições brasileiras oferecem o curso em Enologia, mas como tecnólogo ou técnico, sendo elas em Bento Gonçalves (RS), em Petrolina (PE) e em Pelotas (RS). As duas primeiras são oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e a terceira pela Universidade Federal de Pelotas. Durante sua formação, passa por disciplinas de base que incluem fisiologia, matemática, geologia, botânica, microbiologia, climatologia, entre outras. Além das disciplinas voltadas a prática, como a vinificação, marketing de vinhos, elaboração da bebida, controle de qualidade e análise sensorial.



Do plantio à venda


Depois de formado, o profissional pode trabalhar em um vinícola. Sendo responsável por todas as decisões que envolvam a produção do vinho, participa desde a análise do solo até a escolha da melhor técnica para colheita das uvas. Após a colheita, o enólogo define quais serão as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, atua também como vendedor e assume a parte de marketing relacionada ao fermentado. Entre as atividades mais importantes do enólogo está a degustação. Ele experimenta o vinho em vários momentos, mas principalmente, durante o processo de elaboração e como produto final. Nestas etapas são avaliadas as características físico-químicas da bebida e, partir daí, o profissional decidirá quais escolhas devem ser tomadas para chegar ao resultado esperado.

bottom of page