top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Vinhos Argentinos


Os vinhos argentinos tem grande importância no cenário vinícola mundial. Hoje, a Argentina ocupa a quinta colocação na produção e consumo da bebida. Mas não foi sempre assim, no passado o país foi conhecido por produzir fermentados de baixo preço e, principalmente, de baixa qualidade. Mas o cenário mudou. Antigamente, eram cultivadas uvas de alto rendimento, mas de baixa qualidade aliada a um sistema de plantação arcaico. Com o passar dos tempos, a vitivinicultura argentina passou a cultivar uvas de espécies europeias nobres e a adotar técnicas modernas de cultivo e vinificação. O resultado de todo esforço e investimentos, foram vinhos cada vez com mais personalidade e com grande reconhecimento dos especialistas e consumidores. Veja também o mapa dos vinhos da Argentina.



Origem


Os primeiros vinhedos foram plantados no ano de 1557, com o objetivo de servir à Igreja Católica em seus rituais. Alguns anos mais tarde, os jesuítas importaram mudas do velho mundo, buscando aprimorar a produção vitivinícola. No entanto, foi somente a partir da década de 1980, depois de muitos investimentos estrangeiros, que a Argentina começou a ter grandes produtores de vinhos finos. Antes disso, a grande maioria dos produtos eram voltados aos vinhos de mesa.



Características


A principal região de produção é Mendoza . Próximas à Cordilheira dos Andes, as plantações alcançam até 1.500 metros do nível do mar, resultando em vinhos diferentes em cada altitude. Isto permite maior maturação e qualidade aos fermentados argentinos, tornando-os destilados de grande personalidade.


As plantações de Mendoza e a Cordilheira dos Andes
As plantações de Mendoza e a Cordilheira dos Andes



Qualidade


O Instituto Nacional do Vinho da Argentina, determinou que os vinhos tenham requisitos mínimos de qualidade para poder utilizar nos rótulos as expressões Reserva e Gran Reserva. Apenas os fermentados elaborados com variedades específicas podem utilizar tais nomenclaturas.

O Vale de Uco, em Mendoza, se destaca na qualidade dos vinhos produzidos
O Vale de Uco, em Mendoza, se destaca na qualidade dos vinhos produzidos


Reserva


Nos vinhos com a expressão Reserva as bebidas deverão ter sido produzidas com uvas de qualidade superior, 135 kg de uvas por hectolitro e envelhecimento igual ou superior a 12 meses para os tintos e 6 meses para os rosados e brancos.


Gran Reserva


Os Gran Rererva deverão ter uvas de qualidade superior durante sua elaboração, 140kg de uvas por hectolitro e envelhecimento igual ou superior a 24 meses para os tintos e 12 meses para os rosados e brancos.

bottom of page