top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Aligoté


A uva Aligoté (Foto: reprodução /internet)
A uva Aligoté (Foto: reprodução /internet)

Uva branca resistente ao frio, usada na fabricação de vinho branco seco e de espumantes, com sabor de cítricos e herbáceos, ótimos para acompanhar queijos.


Origem da uva


A uva Aligoté é uma variedade de uva branca vinífera da Borgonha (França), usada para produzir o vinho Bourgogne Aligoté. Produz vinhos secos e não concorre com os grandes borgonhas brancos, elaborados com a uva Chardonnay. A origem de referência é a Borgonha, apesar de ser também produzida em outras regiões. Foi documentada pela primeira vez no século XVIII. Hoje está no ranking das uvas mais plantadas no mundo.



Onde é cultivada


A Aligoté tem sua origem na Borgonha
A Aligoté tem sua origem na Borgonha

Na França, a Aligoté costuma perder espaço para variedades mais prestigiadas, sendo plantado somente nas terras mais pobres, como no topo e na base das encostas. Ela resiste melhor ao frio que as castas mais nobres como a Pinot Noir. Costuma ser misturada a outras variedades para acrescentar acidez e robustez, principalmente às castas de origem Bouzeron. Por isso, e por sua resistência ao frio, chega a representar 23% da produção de uvas na Rússia, onde é muito usada nos espumantes. Também é produzida na Ucrânia, Bulgária, Romênia e Moldávia. Encontra espaço ainda na Califórnia e no Chile, com pequena presença na Austrália.



Características dos vinhos


Utilizada na elaboração do vinho Bourgogne Aligoté
Utilizada na elaboração do vinho Bourgogne Aligoté

A Aligoté é fermentada como vinho ou em forma de espumante chamado Cremant de Bourgogne (na Borgonha). Pode ser produzida isolado ou combinado com até 15% de Chardonnay. O coquetel de Kir (vinho branco mais licor de cassis), em sua receita original, era produzido com vinho branco da Aligoté. Os vinhos elaborados a partir desta casta são brancos, secos, cor de palha com tons cítricos. Possuem aromas de frutas frescas, que lembram maçã, pêra e um toque de manga. No paladar é possível perceber uma boa acidez, com baixo teor de açúcar e um frescor natural. É um vinho agradável. Sendo um branco de corpo médio. Acompanha bem os frios leves, saladas e peixes. Vai bem com queijos amarelos, mousse de salmão ou de camembert.

bottom of page