O mundo do vinho muda constantemente. Variedades de uvas e produtos surgem; novos estilos se sobressaem enquanto outros perdem espaço no mercado. A preferência dos consumidores se transforma, regularmente, e exerce influência direta também. Além disso, um fenômeno começou a ser notado, recentemente, sendo responsável por contribuir com a aceleração dessas mudanças.
OUÇA E APRENDA: obre algumas informações, relacionadas ao novo cenário dos vinhos, recém-publicadas pela mais importante organização vitivinícola mundial, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Vinho degustado: Justin Girardin Savigny-les-Beaune Premier cru - Les Peuillets 2017
Bom aprendizado!
Clique abaixo para ouvir o podcast da aula 142
Sobre o professor:
Marcelo Vargas é professor de sommelier da ABS-RS. Atua como professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Faz parte do conselho científico no MBA em marketing e negócios do vinho e pós de negócios em alimentos e bebidas da ESPM-Sul. Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensorial para projetos nas áreas de análise sensorial, consumer science e Neurociência Aplicada. Diretor de pesquisas da Sensory Business. Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de alimentos e bebidas.
Comments