Talvez o maior diferencial do Brasil seja a diversidade; na produção de vinhos não é diferente. Do Sul ao Nordeste, são elaborados produtos destacados: de espumantes frescos e tintos intensos. Chama a atenção o avanço de algumas regiões, especialmente as mais tropicais. Produzir a bebida nessas áreas era considerado quase inviável. A revolucionária prática da colheita de inverno mudou essa ausência de perspectiva para possibilidade concreta.
OUÇA E APRENDA: o processo de cultivo das videiras para colher as uvas no inverno; técnicas e os conceitos dupla poda e poda invertida. Prepare-se para conhecer as regiões em evidência, bem como os novos terroirs que estão surgindo.
Sugestão para degustação: vinho tinto de colheita de inverno
Degustação do professor: Primeira Estrada Syrah 2018
Clique abaixo para ouvir o podcast da aula 80
Sobre o professor:
Marcelo Vargas é professor de sommelier da ABS-RS. Atua como professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Faz parte do conselho científico no MBA em marketing e negócios do vinho e pós de negócios em alimentos e bebidas da ESPM-Sul. Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensorial para projetos nas áreas de análise sensorial, consumer science e Neurociência Aplicada. Diretor de pesquisas da Sensory Business. Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de alimentos e bebidas.
Comments