top of page
Capa Facebook - Maior - Premium 2-0 - Marcelo Vargas - v2.jpg

Aula 50 - Santa Catarina e seus vinhos de altitudes - Prof. Marcelo Vargas

Cada vez mais evidentes, os vinhos brasileiros refletem os diversos terroirs do vasto país, transitando de tintos intensos a aromáticos e frescos espumantes. Nesse contexto, Santa Catarina vem ganhando destaque. Seus vinhedos de altitude já conquistaram, inclusive, reconhecimento através de indicação geográfica própria.

OUÇA E APRENDA: fatores de influência geográfica, uvas relevantes, estilos e características sensoriais dos produtos, além da recente Indicação de Procedência.


Sugestão de degustação: vinho branco catarinense

Degustação do prof.: Villa Francioni Chardonnay Lote VI


Clique abaixo para ouvir o podcast da aula 50




Sobre o professor:

Marcelo Vargas é professor de sommelier da ABS-RS. Atua como professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Faz parte do conselho científico no MBA em marketing e negócios do vinho e pós de negócios em alimentos e bebidas da ESPM-Sul. Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensorial para projetos nas áreas de análise sensorial, consumer science e Neurociência Aplicada. Diretor de pesquisas da Sensory Business. Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de alimentos e bebidas.

bottom of page